top of page

Artistas Pessoais

  • Foto do escritor: uniasselvimoda
    uniasselvimoda
  • 7 de out. de 2015
  • 5 min de leitura

Análise Iconográfica


Mona Cat de Romero Britto- 2004


Pré-Iconográfico: Campo, céu, formas, texturas, cores, tudo que compõem a releitura de “Mona Lisa”, em forma de gato.


Iconográfico: Mona Cat de Romero Britto é uma releitura notável da conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci, a Mona Lisa. Foi criada em acrílico sobre tela, em 2004. Com dimensões de 40cm x 32cm. A Mona Cat é como se fosse um Tangram, quebra-cabeça chinês, que se utiliza da figura geométrica para representar o abstrato das imagens. Os contornos são bem delimitados e há uma geometrização das formas. A obra de Romero Britto reflete a cultura atual e serve de objeto para reflexões sobre a arte. Ao analisar Mona Cat, que é um gato no lugar de uma das mulheres mais famosas do mundo, uma questão sobre o culto aos artistas e obras clássicos é levantada. Atualmente há uma série de artistas novos e que encontram dificuldade, mesmo tendo um certo espaço, de se consagrarem como mestres. Talvez por não criarem “monalisas” e sim gatas vestidas formadas por peças coloridas e diferentes. As pessoas buscam conhecer apenas essas obras famosas e não se permitem enxergar o mundo e a arte com outros olhos, diferentes do clássico. Mona Cat é uma crítica bem humorada que tenta traduzir para os dias atuais, utilizando uma linguagem típica desses tempos, um clássico da arte renascentista.

Iconológico: Romero Britto têm suas obras tão magníficas, que não se restringiram apenas ao quadros. Mas também suas pinturas se transformaram em estampas e invadiram vitrines, passarelas e guarda-roupas. Sua moda fez a cabeça de muitas mulheres. As obras são vistas em objetos de decoração, acessórios, bolsas, sapatilhas, carteiras e até em adesivos de unhas. No Exterior, outros estilistas, como a americana Nicole Miller e os italianos Enrico Coveri e Gai Mattiolo, criaram roupas e acessórios baseados nos coloridos desenhos do brasileiro. A Grendene escolheu o artista para desenvolver uma linha de sandálias. Há algum tempo, Amir Slama lançou uma coleção a partir de dois desenhos de Britto, sendo uma delas a Mona Cat. "Resolvi criar uma coleção inspirada em seu trabalho porque ele é vibrante, transmite uma energia muito boa", explica o estilista Amir Slama, dono da grife de moda praia Rosa Chá.


Fonte:

http://www.britto.com/

Cleverson Souza

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Martin Sati - TUTTI FRUTTI


Pré-Iconográfico: Obra com vários movimentos de linhas e curvas, mitura de cores quentes e frias, frutas, flores, pássaros, feminilidade.


Iconográfico: Martin Sati é um ilustrador e designer nascido em Sevilha, Espanha. Ele abriu seu estúdio em 2006 , com foco na direção de arte e ilustração. Se tentarmos definir seu trabalho, diríamos que é uma mistura entre o sóbrio e o visceral, uma tentativa de expressar o que há dentro das coisas, energia, maldade, a paixão... tudo sem perder o equilíbrio ou as formas. A Obra é chamada de TUTTI FRUTTI, criada pela representação de diversas frutas e o movimento de alguns pássaros.


Iconológico: Martin Sati traz em suas obras a paleta de cores frias e quentes que são usadas em equilíbrio com formas e linhas predominantemente circulares. Suas obras podem inspirar estampas, roupas que passam uma energia positiva devido à paleta de cores que Martin usa. Na obra Tutti Frutti, ele usa pássaros, flores e frutas, que remetem a uma coleção de verão.

Fonte:

http://www.martinsati.com/tutti-frutti-4/

Bruna Caroline Maukewich

___________________________________________________________________________________________________________________

Mulher com Sombrinha de Claude Monet 1875


Pré - Iconográfico: Campo, céu azul com nuvens brancas, uma mulher com seu filho, uma sombrinha, vento, roupas brancas, grama, flores, folhas, dia ensolarado.


Iconográfico: O Passeio, Mulher com Sombrinha (1875), também conhecido como Madame Monet e o Filho, ou ainda como Camille e Jean na Colina, está entre os quadros mais famosos do pintor impressionista Claude Monet. Na imagem podemos notar que o dia está ensolarada e o céu está azul cheio de nuvens brancas, passando uma sensação de tranquilidade e leveza, pois podemos notar a iluminação do sol na tela. Podemos notar o menino ao fundo da imagem como se ele estivesse surpreso por estar ali, com seu pequeno chapéu e as mãos nos bolsos. A figura central da tela é Camille que está com um ar sério e seu olhar parece estar se dirigindo ao espectador, com seu vestido branco que está em movimento graças ao vento e sua sombrinha para se proteger do sol. Podemos perceber o vento no vestido de Camille e na grama e flores que estão em movimento.


Iconológico: As pinceladas fluidas das telas impressionistas de Claude Monet inspiraram em 2009, uma coleção criada por Albert Kriemler para a grife Akris. Outro estilista que se inspirou nas obras de Monet foi Yves Saint-Laurent que bebeu do célebre lago de ninfeias, quadro de Claude Monet.


Priscila Zickuhr

___________________________________________________________________________________________________________________




“Composição com Vermelho, Amarelo e Azul”, de Pieter Cornelis Mondrian - 1921.


Pré-iconográfico: O artista utiliza formas geométricas e principalmente em formato de retângulos.


Iconográfico: Mondrian pintou com traços verticais e horizontais, utilizou as cores amarelo, vermelho, azul, branco e preto. Essas cores eram consideradas elementares do Universo. Através de suas novas formas, ele desenvolveu uma teoria artística, conhecida como o neoplasticismo.

“Juntamente de Theo van Doesburg, Mondrian defendia a idéia de que arte não devia ser limitada a reprodução de imagens de objetos reais, mas expressar unicamente o universal e o absoluto oculto atrás da realidade. Sua crença de que uma superfície plana só deveria conter elementos planos, implicava na eliminação de toda linha curva e trabalhou só com linhas e ângulos retos.”


Iconológico: Ao trazer para o mundo da moda as pinturas de Mondrian, suas geometrias atraem um ar de modernidade.

Fonte:

http://www.infoescola.com/biografias/piet-mondrian/

Nicole Reinecke

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As Duas Fridas de Frida Khalo


Pré Iconográfico: Céu com textura, as duas fridas sentadas, banco, vestidos diferentes, sangue, coração.


Iconográfico: Frida Khalo mostra-se como uma mulher dividida pela dor lacerante do corpo e da instabilidade dos seus relacionamentos, e que ao mesmo tempo é intensa, apaixonada e repleta de esperança. O quadro mostra duas Fridas sentadas sobre um sofá de cordas sem encosto, uma ao lado da outra de mãos dadas. Ao fundo temos um céu muito escuro e talvez tempestuoso dando-nos a ideia de que naquele instante a autora não vislumbrava um horizonte claro, um futuro, mas sim uma eminente tempestade. As duas Fridas olham para o mesmo lugar, com olhar altivo, concentrado e enigmático. A pele de cada uma diferencia-se através da tonalidade, uma é um pouco mais escura do que a outra, assim como as expressões faciais. A de pele mais clara tem um rosto mais suave e feminino. O detalhe das mãos mostra quem estava a apoiar quem. A Frida de coração inteiro é quem segura a mão da outra, e na mão esquerda ela tem um pequeno retrato de Diego Rivera. Mesmo com o coração partido, a parte feminina e delicada de Frida Kahlo, não está morta.

Frida Kahlo foi uma importante pintora mexicana do século XX. É considerada, por alguns especialistas em artes plásticaers, uma artista que fez parte do Surrealismo. Porém, a própria Frida negava que era surrealista, pois dizia que não pintava sonhos, mas sua própria realidade. Destacou-se ao defender o resgate à cultura dos astecas como forma de oposição ao sistema imperialista cultural europeu.



Iconológico: Transcendental, enigmático e único, assim é o estilo de se vestir que a pintora mexicana Frida Kahlo manteve ao longo de sua vida. Suas roupas exuberantes chamavam a atenção de todos nos encontros aos quais comparecia. Sua influência no mundo da moda foiuma extensa fonte de inspiração usada por grandes nomes no mundo da moda.

Na primeira imagem Desfile da Moschino de primavera-verão 2012

Na segunda Karlie Kloss fotografada por Mario Testino pra "Vogue" americana de julho de 2012

e a terceira A coleção de pré-primavera verão 2015 da Valentino.

entre muitas outras.


Tainara Cristina Benvenuti


 
 
 

Comentários


© 2023 Artistas e Movimentos ápos Semana da Arte Morderna. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page